quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O INOCENTE

Capítulo VI
Cena I
(Esconderijo de Dorotéia).(Chega João)


(BASTIÃO) – Cê veio.
(JOÃO) – O delegado meu trouxe, ele acha muito estranha estas reações da minha mãe.
(BASTIÃO) – Num chama ela de mãe!! Num chama!
(JOÃO) – Por que?
(BASTIÃO) – Porque ela num é sua mãe. Sua mãe é essa fiiio!
(entra Dorotéia)
(JOÃO) – Mãe?
(DOROTÉIA) - Meu filho! Meu filhinho!
(JOÃO) - Por quê? Minha mãe é Noêmia! Bastião, que confusão é essa?
(BASTIÃO) - Jão, num tem confusão não, Dorotéia é a sua mãe! A Noêmia te enganou, num foi nem ocê e nem ninguém qui ocê cunhece qui matô seu pai, nem sua mãe qui matô ele, purquê foi a Noêmia! Ela qui matô ele. Depois ela prendeu tua mãe aqui e me ameaçô me matá se eu não cuidasse dela e não mantesse segredo. Ela matô a Janinha também, eu vi, eu vi cum meus póprios zóio Jão! Acredita em miim, a sua mãe pode confirmá tudo que eu disse fio!
(João abraça sua mãe, emocionada, que confirma tudo o que Bastião disse)
(JOÃO) - Mãe! Minha mãe!
(DOROTÉIA) - Meu filho!
(abraçam-se)


Cena II
(Casa de Noêmia. João entra furioso)

(JOÃO) - Você é muito suja! Como você pode..
(NOÊMIA) - Quem é você para entrar assim na minha casa?!
(JOÃO) - Sou o dono desta casa e da empresa de meu pai que você roubou! Além de assassina é uma impostora também!
(NOÊMIA) - Olhe como fala de sua mãe, seu moleque!
(JOÃO) - Minha Mãe chama-se Dorotéia Sanches Prado! E você é uma impostora, assassina e, que, dentro de instantes, irá para a cadeia, pro xilindró! Pra sua casa, melhor dizendo!
(Noêmia dá uma bofetada em João)
(NOÊMIA) - Você não tem como provar o que está dizendo
(entram Bastião e Dorotéia, que vieram com João)
(BASTIÃO) - Ele tem sim, sua assassina! I samo eu e Dorotéia qui vai bota ocê no xilindró, prá vingá o Marcelo!
(NOÊMIA) - Vocês?! Um bando de lixo!?
(DOROTÉIA) - Você confeccionou esse lixo, e, agora está na hora de levarmos ele pro lixão!
(saem)
(NOÊMIA) - "Não posso deixar que eles façam uma coisa dessas, só tenho uma saída!" Afonso! Gustavo! Infelizes, apareçam logo!
(antram Gustavo e Afonso)
(AFONSO) - Nos chamou, senhora?
(NOÊMIA) - Sim, sim, preciso de um grande favor! Já está de noite, mas Estela deve estar ainda no seu escritório. Então vamos fazer o seguinte......


Cena III
(Escritório de Estela)


(Batidos à porta)
(ESTELA) - Quem é?
(Silêncio)
(ESTELA) - Quem é?
(Silêncio)
(Estela abre a porta e é agredida com uma coronhada de Afonso, e desmaia.)
(NOÊMIA) - Vamos ver se João irá me denunciar ou não! (Risos)

Nenhum comentário: