terça-feira, 29 de março de 2011

SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO

Colaboração de Alice Michaelis

  A entrevistada foi a socióloga e professora Mariana Junqueira, que destacou pontos de ligação entre a Sociologia e a Educação.

- Qual a ligação entre a Sociologia e a Educação?

  Os sociólogos, desde o início da Sociologia, têm discorrido e discutido muito a Educação. Eles consideram a Educação imprescindível para a compreensão do funcionamento da sociedade. Portanto, o ramo da Sociologia que tata da Educação começou a ser conhecido como Sociologia da Educação.

- Você, como socióloga e professora, pode apontar o que falta na Educação brasileira para ser considerada uma Educação de qualidade?

  Falta independência do pensamento dos educadores e incentivo à análise crítica. A Educação, como o pensamento, no Brasil, tem bases positivistas e a elite (classe dominante) dominam e controlam a forma de se educar e pensar.
  Hoje, o direcionamento do conteúdo é dade pelo vestibular, ENEM: restringindo o pensamento, o conhecimento e a formação do aluno à esse conteúdo. Disso decorre o desinteresse do aluno pelo currículo e o afastamento deste à realidade.

- De que modo a família pode contribuir para o desenvolvimento educacional no nosso país?

  A família pode contribuir estimulando o aluno a se informar, a estudar, a ter interesse pelos assuntos ensinados, a ser questionados. Possuir visão crítica da realidade trazer novidades para a escola.

- A desigualdade social contribui para a precariedade da Educação?

  Contribui muito. A desigualdade social é uma das grandes mazelas do mundo e do Brasil.
  Para legitimar a dominação da classe dominante, há o apelo à Educação, que é a responsável pela manutanção das relações de dominação e assim, da desigualdade. Caso todos os cidadãos tivessem oportunidades iguais, a desigualdade diminuiria e a classe social que se beneficia dessa relação de poder sairia desfavorecida. Entretando é essa classe social que está no poder, portanto a dificuldade de se imprimir uma transformação é grande.



Até mais, pessoal!

Nenhum comentário: