quinta-feira, 17 de março de 2011

O CANTO QUE ENCANTA X (BEE GEES)

  O grupo é formado pelos irmãos Barry Gibb. Robin Gibb e Maurice Gibb, filhos de dois músicos ingleses.
  A carreira omeçou em 1958, quando a família emigrou para a Austrália. Lá começaram a cantar em clubes noturnos.
  Ainda não tinham um nome fixo, porém alguns nomes foram criados e testados como "The Blue CatsThe Ratllesnakes", que não deram certo. Em 1959 um DJ sugeriu-lhes o nome de Bee Gees, por haver muitos "Bs" e "Gs" na família. Mas em 1966 decidiram que o nome "Bee Gees" seria pela abreviação de "Brothers Gibb"(Irmãos Gibb).
  Em 1959 começam a cantar na televisão, conseguindo sucesso entre os australianos. Em 1965 lançaram seu primeiro disco, "The Bee Gees Sing and Play 14 Barry Songs". Em 1966 lançaram "Spicks and Specks". Em 1966 decidiram voltar à Inglaterra. No tempo em que passaram na austrália dois amigos os ajudavam: Colin Petersen e Vince Melouney, que na Inglaterra entraram como membros permanentes da banda. Até o final da década de 60 formaram um quinteto de rock, con influências de country e com letras românticas. Com isso surgiram mais sucessos como "To Love Somebody", em 1967; "Words" e "I Started a Joke", ambas em 1968.
  Em 1968 houve a separação do grupo, com a saída de Vince, Robin e Colin. Barry e maurice continuaram gravando até 1970. Aos poucos voltaram a gravar, lançando "Lonely Days", uma música que faz uma reflexão do tempo em que ficaram separados.
  No início dos anos 70, por conta da mudança no estilo musical, a banda decaía. Em 1975 voltaram a fazer sucesso. Em 1976 foram convidados a fazer a trilha sonora de  "Os Embalos de Sábado à Noite", que vendeu 50 milhões de cópias. As músicas  "Stayin' Allive", "How deep is your Love" e "Nigth Fever" alcançaram o primeiro lugar em vários países, no auge da era do disco. Houveram outros sucessos como More "Than a Woman" e "If I can't Have you", sucesso na voz de Yvone Elliman. Terminaram os anos 70  consagrados.
  Em 1981 lançaram mais um disco e decidiram se separar. Mas em 85 voltaram a se aproximar. Em 87 lançam o álbum E.S.P. Nos anos 90 mais álbuns gravados fizeram sucesso na Europa, Ásia e América Latina. Em 97 começaram sua turnê "One Nigth Only". Em 2001 gravaram o então último álbum. Em 2003 Maurice morre de ataque cardíaco. No mesmo ano a banda se separa.As esperanças sobre uma volta do grupo começaram em 2009, com Robin e Barry trabalhando conjuntamente em um musical dos Bee Gees a ser lançado e, em julho, participando de uma homenagem feita pela Rhino em comemoração aos 50 anos de carreira na Inglaterra. Além disso, eles fizeram uma apresentação juntos, sob o nome de Bee Gees, tocando seus maiores sucessos em Manchester, Inglaterra. Robin, então, deu uma entrevista à rádio britânica BBC revelando que é a volta definitiva dos Bee Gees aos palcos, dizendo que ele e Barry já estão se preparando para uma grande turnê. 

Nenhum comentário: