terça-feira, 1 de março de 2011

O VALE FLORIDO DE AMOR... II

Por Caio Luiz Penha

O Hino do passado: uma reflexão para o presente
  
  Caxambu, cidade querida por teu filhos, por teus aquáticos, por aqueles que em ti esperavam encontrar um refúgio, um vale entre flores emnando amor.
  Tu fostes, ó édem das luas de mel, teu ar, tua água e teu céu elevaram o teu nome. No passado não houve quem não pensasse em visitá-la, em vivê-la, em senti-la e em narrá-la.
  O amor infiltrado em ti exalava em teu solo, em tuas flores, resplandecia em tua água. Fazia de ti Rainha dos amores. Amor que afagava teus filhos, que plenificados acariciavam, acolhiam seus amantes, atraídos pela sedução das Ninfas herdadas por ti. Bebiam em tuas fontes e respiravam em teu parque inspiração, vitalidade, alegria e paixão.
  Dos teus tantos filhos, teus súditos fanáticos muitos ficaram. Entretanto muitos para greandes cidades dispersaram, pois por mais perfeita que fosse, oferecer-lhes o conhecimento acadêmico ainda não podia, restando-lhe, apenas, juntos ao cruzeiro, toda tarde rememorá-los, abençoá-los e entoar-lhes uma prece vibrante.
  Atualmente ainda é querida e procurada em favor da fama das tuas flores de teus jardins, ausentes, pela beleza e pureza de teu ar e de teu céu.
  Das luas de mel não és mais o édem, teu amor não atinge à todos os teus filhos que, consequentemente não acolheram como outrora seus visitantes e amantes. Por mais que teus filhos não lhe venerem e não absorvam teu amor initerrompto, que não sejas mais o édem das Ninfas, das luas de mel, que ainda não possa oferecer a ilustração acadêmica à vida de teus filhos. Alguém, alguns súditos patriotas, fiéis à ti, almejam teu progresso. E tentarão inspirar teus filhos inconscientes a fazê-la tutora de seus títulos e tudo mais que merecestes e tivestes.
  

Um comentário:

Anderson Pereira disse...

Agora sim, corrigido ! Um belíssimo texto Caio, parabéns .