quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PÕE NA TELA! I



  Já se passou quase um mês desde a tragédia no Rio de Janeiro. Mas ainda se noticia na televisão sobre o acontecido. Também houve tragédias em São Paulo e em Minas Gerais. Mas, por que a mídia deu tanta ênfase para o Rio de Janeiro?
  Bem, tive a ideia de falar deste assunto depois de um debate com amigos, em que entramos no mesmo.
  Desde que aconteceu a tragédia lamentável no estado do Rio as notícias não param. quase vinte e quatro horas cobrindo a tragédia, atualizando o número de mortos, colocando várias pessoas em pânico, sem falar do sensacionalismo enorme com que a notícia é dada.  O Rio teve mais ênfase no jornalismo do que os outros estados por causa do número de mortos. O espectador adora saber a quantidade de pessoas e como morreram e qual o motivo de ter morrido. Isso dá uma tremenda audiência, creio eu.... O sensacionalismo então...
  Uma pequena notícia, uma "sem muito valor", podemos dizer, vira uma grandiosa e devastadora tragédia (o que eu escrevi é uma demonstração) nas mãos dos apresentadores que só estão ali para dar audiência. Confesso que até dou algumas risadas com eles e fico preso à televisão vendo as notícias um tanto exageradas e deturpadas. Mas o que se há de fazer, nada escapa da deturpação hoje, não é verdade? Barbaridade!  Só peço que não considerem este meu texto como deturpado e alienador, por favor.... Esta não é e nunca será a minha intenção (a menos que, futuramente, se me tornar jornalista, meu patrão mandar, caso contrário, serei despedido, porque, infelizmente, como eu disse, nada hoje escapa da deturpação e muito menos da alienação). Mas como isso não vai acabar, o jeito é assistir o que tem (sendo porcaria ou sujeira, o melhor fica a seu critério) ou então, ler um bom jornal, o que não deturpa muito não. E, pra finalizar, deixo aqui uma frase do jornalista Gil Gomes: "BARBARIDADE"!

Nenhum comentário: