quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

EGOCENTRISMO

  Pelos estudos de História, pelos livros, pelas estórias contadas por nossos avós. Por todos estes ângulos podemos observar que o homem é uma criatura, um ser ou uma evolução quase perfeita. A principal característica que nos difere dos outros seres é a nossa capacidade de raciocinar. E é esse racionalismo que o homem possui é que gera o conhecimento e a sede de dominação.
  Pararam para pensar sobre como somos ambiciosos? Pararam para pensar sobre o conhecimento? Pararam para pensar que somos, até mesmo sem querer, egocêntricos? O homem é ambicioso, sempre procura buscar novas portas, novos caminhos e novas formas de pensar. Não é só no sentido financeiro a ambição humana. O homem quer sempre se sobressair sobre o seu companheiro, sobre o seu próximo. Não se contenta em ser igual . Quer sempre ser o maior, o mais destacado. E uma maneira que encontrou foi pelo conhecimento. Quem detém o conhecimento detém o poder e pode usá-lo quando e como quiser.Nada mais fácil do que dar o conhecimento errado das coisas a alguém. Isso acontecia e acontece até hoje. E tudo por causa do egocentrismo, por causa de querer sempre ser um só. Não ter igualdade, não ter amor. O homem tornou-se este ser por causa do racionalismo mal aproveitado, usado apenas para ser melhor em relação ao próximo. Este foi um dos motivos de o regime comunista não ter dado certo. O comunismo prega a igualdade e o homem não consegue viver igual ao outro. Sempre teria um que iria querer mandar. E foi o que aconteceu.
  A pior coisa do homem é pensar em si próprio, pois, algum dia ele precisará de apoio. Que fique claro que existem raríssimas excessões.

Até mais ver!!

Nenhum comentário: