terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CORONELISMO E ATUALIDADE

  Para quem acha que o coronelismo somente existiu durante a República Velha, é uma enorme mentira. Este sistema reina em nosso mundo até hoje, infelizmente. É claro que não é com a força que tinha na época da proclamação, mas ainda existem vestígios. E os culpados somos nós mesmos, o povo.
  Na época da proclamação da República, quando esta ainda estava em sua formação, haviam fazendeiros, latifundiários e membros da alta sociedade que "manipulavam" a política brasileira. Quem não obedecesse era morto. A maioria da população, obviamente por medo, se deixava levar pelas tiranias praticadas. Excedendo a parte tirana e o modo que os coronéis dos tempos da onça manipulavam a política, nos tempos de hoje podemos dizer que há muitos coronéis espalhados pelo nosso território. Não são fazendeiros (ou até podem, mas em minoria). Podem se encaixar nos membros da alta sociedade (uma coisa meio que óbvia) que tentam manipular a população mais pobre, não com garruchas, mas com dinheiro, muito mais poderoso e letal. Esta, que necessita urgente de dinheiro, cai na armadilha e deixa a sua opinião, que é um pouco mais importante, de lado. É a mesma coisa que me oferecerem dinheiro para carregar as minhas sacolas, as quais dou duro para carregar (não faz tanto sentido, mas serve de exemplo). Infelizmente é assim, infelizmente é isso que o dinheiro proporciona. Luxo aos mais ricos e miséria aos mais pobres. Mordomias e mordomias aos mais ricos e trabalho, trabalho e mais trabalho aos mais pobres. A garrucha apontada para estes necessitados é a garrucha da cobiça, é a garrucha da maldade, é a garrucha da ganância. A garrucha que não mata, mas prende a pessoa àquela situação por longos períodos. O coronelismo, infelizmente, ainda existe, e, devemos lutar para que acabe. Para que o brasileiro tenha a chance de, pelo menos ter a sua opinião garantida, independente de etnia, religião ou classe social.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo texto! vc escreve muito bem! Parabéns!

Unknown disse...

Adorei seu texto. Me ajudou muito em alguns trabalhos. Gostei muito da forma que você escreve. Parabéns, ganhou meu respeito.