Formação original do Trio de Ouro |
Logo as apresentações começaram. Se apresentavam como "Dalva de Oliveira e a dupla Preto e Branco", gravando assim, o primeiro disco, com a música "Itaquari" e a marchinha "Ceci Peri". Nesse ano o trio foi contratado para o programa de César Ladeira. Em 1938 assinaram contrato com uma gravadora e gravaram os primeiros discos com um conjunto musical de choro. Esta foi a primeira vez que o nome "Trio de Ouro" (denominação dada por César Ladeira, que durante uma apresentação afirmou ser esse um "trio de ouro") apareceu num disco. Neste mesmo ano Dalva e Herivelto se separaram.
Em 1940 passaram a atuar numa emissora de rárdio. Alcançaram sucesso com "Praça XI" e "Ave Maria no Morro", em 1942.
Em 1950 o trio se desfez em sua primeira formação. Herivelto refez o conjunto com Noemi Cavalcanti. Em 1952 o trio se desfez novamente, com a saída de Noemi e Nilo, que decidiram formar uma dupla. Mas o trio se formou novamente, com Herivelto, Raul Sampaio e Maria de Lourdes Bittencourt, a esposa de Nelson Gonçalves.
Novo Trio de Ouro, com Raul Sampaio e Lourdes Bittencourt |
O trio começara a entrar em declínio em meados dos anos 1950. Lançou seu último disco rm 1964, com o samba "Capital do Samba", homenageando os 400 anos do Rio de Janeiro. Depois o trio se desfez, devido aos problemas de saúde de Lourdes Bittencourt, que viria a falecer em 1979.
Nos anos 1970, com Shirley Dom como solista, voltaram a se apresentar. Se apresentaram pela última vez no aniversário de 80 anos de Herivelto.
Em 2010 a rede Globo de televisão produziu e exibiu a microssérie "Dalva e Herivelto-Uma canção de amor".
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário