quinta-feira, 7 de abril de 2011

FLASHBACK II

fonte: oglobo.com
  Estávamos no século XVI, em 1500. Agora vamos adiantar os passos até estacionarmos novamente, na Belle Époque, período de cultura cosmopolita, patriotista, mudando o rumo que a História estava tomando. Neste período surgiram novas formas de pensamento, novas formas artísticas etc.
  Podemos diser que a Belle Époque foi uma das consequências da Revolução Industrial. Esta, dividida em duas fases, fez com que as pessoas mudassem o seu modo de viver e, consequentemente, de pensar. Com a necessidade de mão-de-obra, e também, com o aumento do desemprego, as mulheres começaram a trabalhar também fora de casa, para ajudar na renda da família, coisa que não faziam antes. Houve um aumento do desemprego, decorrente do êxodo rural, que aconteceu devido à mecanização que chegava com tudo. Surgiram as ideias iluministas, as ideias socialistas de Marx e Engels. Houve a Revolução Francesa.
fonte: google images 
  Depois de todos estes acontecimentos houve um tempo de "paz", de "cosmopolitanismo". Uma época em que não houve guerras. Surgiram várias invenções como o telefone, o cinema, a bicicleta, o telégrafo, o automóvel, o avião (este foi inventado por um brasileiro, Alberto Santos Dumont) etc.
  Paris, a Cidade Luz, exibia seus cafés, concertos, balés, óperas, livrarias, teatros e boulevards. Era considerada o centro produtor de difusor da cultura. A cultura boêmia era a referência dos brasileiros, adimiradores de escritores como Baudelaire, Rimbuald entre outros. A elite ia a Paris ao menos uma vez ao ano, para trazer e ditar a atualidade cultural.
  O estilo artístico também mudou na Belle Époque. Surgiu a Art Nouveau, no fim do século XIX. Este estilo valorizava as ornamentações, cores vivas e curvas sinuosas. É um estilo decorativo, presente em fachadas de edifícios, jóias etc.
  Houve o surgimento da cultura do divertimento. Com o êxodo rural, o surgimento da eletricidade e o crescimento das cidades esta cultura foi aumentando. Os cabarés traziam a mistura das culturas erudita e popular.
  A Belle Époque se foi com os horrores da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), causada por vários fatores, principalmente pelo Imperialismo.
  O mundo atual precisa de um tempo assim, de paz, de cosmopolitas, mas não tão capitalista. As pessoas precisam mudar sua forma de pensar, como na Belle Époque. As pessoas precisam tirar a bitola que todo dia colocam, diante da burguesia, da televisão etc (antes não havia televisão, melhor). O cuidado que devemos tomar se quisermos outra Belle Époque é não deixar que o espírito capitalista nos domine, causando o Imperialismo e mais uma Grande Guerra.

Até mais!

Nenhum comentário: