domingo, 29 de maio de 2011

Ler também é um exercício


Caros leitores, vocês já devem ter pensado o quão pouco as pessoas a sua volta lêem. Calma, não é você a má influência. Isso é comum de todos os brasileiros!
Não é papo revolucionista meu, estatísticas comprovam isso: A média de livros lidos por ano dos brasileiros é 1 !! Mas porque disto? A ONU diz que só há leitura onde ler é uma tradição nacional, o hábito de ler vem de casa e são formados novos leitores. Mas vocês acham que nós brasileiros temos isto? Eu acredito que, na grande maioria, não. E ainda tem mais, comparando o Brasil com alguns de nossos conterrâneos latino-americanos vemos como é grave a situação não só da tradição, mas também do apoio do governo em relação a isto. O preço médio de um livro no Brasil é de 40 reais, no Chile e Uruguai fica em 25 reais, já na Argentina, 30. Em número de livrarias por 100 mil habitantes temos os brasileiros, novamente, em último colocado com apenas 1,25, enquanto argentinos tem 2,5. Chilenos e uruguaios surpreendem com as 3,33 livrarias.
Resultados disto? A média de livros lidos espontaneamente desses países: Chilenos e Argentinos: 5; Uruguaios 6. Eaí, entendeu como funciona? Mas não é só a falta de cultura que é agravado com isso! Os índices de analfabetismos chegam a 15% no Brasil. Mas Chile, Argentina e Uruguai têm, respectivamente, 4%, 3% e 2%.
Mas agora vem, como podemos melhorar isso? Em pequena escala, comprar livros, lê-los, e depois passar para algum amigo ou biblioteca, para que mais e mais leiam. Incentivar, pais, filhos, amigos e colegas para que leiam, indicando até alguns que você achou maravilhoso. Média escala, pode até se fazer um grupo de leitura na vizinhança ou com quem você convive. E em grande escala, fazer uma pressãozinha no governo para que se atente para isso e busque amenizar pelo menos.
Então é isso, meus companheiros e minhas companheiras. Não esqueçam que ler o Blog Problema Seus também aumenta essas estatísticas, rsrs. Até mais .

4 comentários:

Anderson Pereira disse...

Matéria a qual estudo em redação: textos dissertativos. será qe consegui fazer um ? :P

Anderson Pereira disse...

náá, crônica? melhor a Ana Laura nem olhar esse post então shausha

ana laura diniz disse...

hahaha, anderson: você ficaria feliz com uma crônica-dissertativa? pronto, meio a meio, aí resolve a sua angústia =D mas explico pessoalmente o porquê.

e quanto à enquete, é óbvio que caxambu tem estrutura e capacidade para tanto. aliás, caxambu tem capacidade e estrutura para o que quiser, basta fazer!

universidade na cidade significa progresso independente. nada dependerá mais da vontade de uns e outros. nem governo, nem hoteleiro, nem povo poderá frear o progresso. educação é a base de tudo. essa cidade agora promete: crescer e desenvolver da maneira que ela merece... e o seu povo também. é tempo de comemorar!

beijos em todos vocês,
ana laura

Anderson Pereira disse...

Hm .. mt mt obg pelo comentário. Próx. tema de redação da escola escreverei novamente aqui!qnt a universidade, com um local como este qe temos em nossa cidade, já deveria ter a tempos, mas agora está vindo o centro de pesquisa... vamos ver no qe dará ! WOOW o/