sexta-feira, 6 de maio de 2011

O CANTO QUE ENCANTA XV (RITA LEE)

     Nesta edição, a homenageada é a "Rainha do Rock brasileiro", Rita Lee.
     Descendente de imigrantes norte-americanos, nasceu em São Paulo, em 1947.
     Durante a infância aporendeu a tocar piano. Na adolescência começa a fazer interpretações em colégios. Em 1963 forma, juntamente com duas garotas, as "Teenage Singers", participando de shows e festas colegiais. No ano seguinte conheceram a banda masculina "Wooden Faces", e se unem à eles. Assim, formam juntos o "Six Sided Rockers". Com a saída de três integrantes, os restantes: Rita, Arnaldo e Sérgio formam "O Konjunto", que depis vira "Os Mutantes".
     Em 1967 a banda acompanhou com Gilberto Gil o III Festival da Música Popular Brasileira, na rede Record de Televisão, com a apresentação de "Domingo no Parque". Rita gravou seis discos com "Os Mutantes" e foi casada com Arnaldo, do qual se separaria em 1977.
     Em 1972 Rita deixa "Os Mutantes". Depois de um período de depressão, forma, junto com Lúcia Turnbull, a dupla "As Cilibrinas do Éden", cuja única gravação, ao vivo, foi lançada 35 anos depis. Rita e Lúcia desistem da dupla e formam a banda "Tutti Frutti". Rita cantava, tocava piano, sintetizador, gaita e violão. Durante a primeira gravação Lúcia deixa a banda.
     Em 1975 Rita Lee se consagra com o disco "Fruto Proibido", considerado uma obra-primado rock brasileiro. Em 1976 lança "Estradas e Bandeiras", com um som mais pesado e com a predominância da guitarra de Carlini. Em agosto do mesmo ano foi presa pela Ditadura Militar pelo porte de uso de maconha. Rita alegou que tinha parado de usar por causa da gravidez e que a droga era usada por amigos e frequentadores da casa. Mesmo assim, foi condenada à prisão domiciliar, tendo que pedir permissão para sair de casa para fazer shows. Ainda neste ano conhece Roberto de Carvalho, músico carioca, e inicia com ele uma parceria musical e amorosa que dura até os dias de hoje. Depois teve três filhos.
     Nos anos 1980 fez musicais na televisão e gravou discos.
     Em 1991 Rita separa-se temporariamente de Roberto, que voltaria a cantar com Rita em 1995. Neste ano deu entrada num hospital por overdose e, em 1996, sob o efeito de barbitúricos, cai da varanda no seu sítio. Os médicos, depis do acidente e da ciruigia para colocação de pinos de titânio em seu maxilar, disseram que Rita não poderia mais cantar.
     Em dezembro de 1996 casa-se legalmente com Roberto de Carvalho e em 1998 lança seu "Acústico MTV". Entre 2002 e 2010 faz inúmeras apresentações e gravações, gravando, em 2010, a trilha sonora do remake da novela "Ti ti ti", da rede Globo de Televisão.
     Em 2011, Rita inicia a Tour "Os Reis do Rock", com Erasmo Carlos.

Nenhum comentário: