sábado, 2 de julho de 2011

O CANTO QUE ENCANTA XVII (ABBA)

          Surgiu em 1972 o grupo ABBA, formado por Björn Ulvaeus, Benny Anderson, Agneta Fältskog e Anni-Frid Lyngstad.
         Em 1972 o produtor musical Stig Anderson ncorajou Benny e Björn a comporem juntos. Então, com Agneta e Anni, conquistaram o terceiro lugar no Festival Eurovisão da Canção. Desde então continuaram a compor, investindo em novos tipos de sons e arranjos vocais. Estes eram o destaque das mulheres.
         Novamente, em 1973, tentaram o Festival Eurovisão da Canção, e conseguiram novamente o terceiro lugar Também neste ano nasceu o nome "ABBA"
         Em 1974 tentaram o Festival Eurovisão da Canção, com inovações no estilo, como o Glam Rock, um estilo que nasceu no final dos anos 1960 e se popularizou e]nos anos 1970. Foi marcado pelos trajes e performances extravagantes. Com a música "Waterloo", alcançaram sucesso na Inglaterra e gragaram ao sexto lugar nos EUA.
         Em 1975 o sucesso aumentou. Todos os compactos eram tocados nas paradas; com o lançamento de "Mama Mia", sucesso na Inglaterra, a situaçãom ficou ainda melhor. Nesse meio tempo, a banda lançou o álbum Greatest Hits, apesar de só possuir cinco canções entre as quarenta mais tocadas nas paradas da Inglaterra e dos Estados Unidos. 
         O novo álbum, "Arrival",  representou um novo nível de complexidade e comprometimento tanto nas composições quanto no trabalho realizado em estúdio pelo ABBA. De "Arrival", surgiram vários sucessos, um após o outro, como "Money, Money, Money" e "Dancing Queen", o sucesso mais duradouro e conhecido mundialmente. Na época do lançamento, o ABBA já era extremamente popular na Inglaterra, em boa parte da Europa e também na Austrália  "Dancing Queen" foi o único sucesso do ABBA a atingir a primeira posição nas paradasdos EUA.

          Em 1978, o ABBA já gozava da fama de super astros. Naquele ano, o grupo lançou um compacto isolado, "Summer Night City", contendo a última canção deles a alcançar o primeiro lugar na Suécia. O compacto chegou próximo do topo nas paradas inglesas, mas deixou o terreno preparado para a jogada disco do ABBA com o lançamento de "Voulez-Vous", em 1979. Este álbum marcou uma leve diminuição da popularidade do grupo na Inglaterra e na Europa, mas trouxe a eles mais atenção por parte dos Estados Unidos. Mesmo assim, os sucessos que alcançaram as paradas foram vários, incluindo "Chiquitita", "Does Your Mother Know", "Voulez-Vous" e "I Have A Dream". Ainda naquele mesmo ano, o grupo lançou uma nova coletânea de sucessos, Greatest Hits Vol. 2, que trazia uma faixa exclusiva - "Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)", uma canção do grupo no estilo disco. Ainda em 1979, o ABBA faria uma turnê pelos Estados Unidos e pelo Canadá, tocando para públicos colossais, com enorme sucesso - mas talvez um pouco tarde demais.
Até 1979 uma série de turnês levou suas músicas de volta às paradas do Reino Unido, onde ficaram cerca de 160 semanas. Ao final da década, 150.000.000 de álbuns do ABBA tinham circulado pelas lojas de todo o planeta.
             O lançamento de 1980, "Super Trouper", trouxe e apresentou ao público uma grande mudança no estilo do ABBA, com uma presença maior de sintetizadores e letras mais pessoais. O álbum bateu um recorde na Inglaterra em relação à pré-venda. Mais de um milhão de cópias haviam sido reservadas antes mesmo do lançamento.
            O último álbum de estúdio do ABBA, The Visitors, de 1981, mostrava uma maturidade maior nas composições e também uma seriedade maior nos temas tratados, apesar da qualidade musical permanecer a mesma. Além da faixa título "The Visitors", que citava comunismo na União Soviética, as canções falavam sobre envelhecer, perda da inocência, um pai que observa seu filho crescer e outros assuntos semelhantes. As melodias e os arranjos ainda eram contagiantes, mas a mudança de estilo se refletiu numa queda nas vendas. O último compacto de grande sucesso mundial foi "One Of Us", que explodiu em dezembro de 1981.
               Embora a imagem do grupo nessa época fosse a de uma banda em declínio, o ABBA ainda atraia grandes multidões, principalmente na Europa, e até poderia ter seguido em frente se não fosse a tragédia pessoal da banda. Agora os dois casais estavam divorciados, situação que se reflectia em canções como "The Winner Takes It All" e "One Of Us".
                No verão de 1982 os integrantes da banda se reuniram para gravar um novo álbum, mas acabaram se decidindo pelo lançamento de um álbum duplo com todos os sucessos.
                À medida que os integrantes começaram a buscar novos projetos, o grupo foi gradualmente se afastando definitivamente. Benny e Björn colaboraram com Tim Rice na composição do musical Chess. Agnetha e Frida partiram para carreiras-solo.


Nenhum comentário: