domingo, 24 de julho de 2011

O CANTO QUE ENCANTA XVIII (MILTON NASCIMENTO)

          Milton do Carmo Nascimento nasceu no Rio de Janeiro em 1942. Sua mãe, empregada doméstica, sem condições de criá-lo, entregou-o à uma família rica. Milton, então, foi adotado. Sua mãe adotiva era professora de música e seu pai adotivo era dono de uma estação de rádio. Antes de completar dois anos mudou-se com seus pais adotivos para Três Pontas, em Minas Gerais. Aos treze anos já cantava em festas e bailes da cidade.
          Sua primeira canção foi gravada em 1962. Em Três Pontas, tocava nos bailes e clubes com seu grupo, "W's Boys". Cursou Economia em Belo Horizonte, onde começou a tocar em bares e clubes. Com isso, começou a compor mais frequentemente. E daí para frente o sucesso foi alcançado. "Coração de Estudante" foi o hino do movimento "Diretas já" de 1985.
           O estilo musical de Milton Nascimento pode ser classificado como Música Popular Brasileira, um desmembramento do movimento bossa nova, com influências de jazz, jazz-rock e de grandes nomes do rock como "Os Beatles". Também sofreu fortes influências dos cantos folclóricos de Minas.
           Cantou com vários artistas como Chico Buarque, Elis Regina, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil etntre outros. Em 2010 foi o homenageado do Festival Internacional de Corais de Belo Horizonte.
  "Sou fascinado pela minha família, acho que eu não poderia ter tido mais amor, educação e liberdade em nenhuma outra família no mundo. Eles moldaram a minha vida. Meu primeiro instrumento foi uma harmônica dada pela minha avó. Ela me deu um acordeão, e foi aí que minha vida musical começou."

Nenhum comentário: