segunda-feira, 4 de julho de 2011

MARX: UMA INSPIRAÇÃO

          Por Caio Luiz Penha


           Queridos leitores do “Problema Seus”
           Estou de volta reiniciando minha coluna com um texto que trata da obra de Karl Marx, bem resumido, espero que gostem e que reflitam pois será princípio para os textos próximos sobre Caxambu.Até breve!
          O grande estudioso de diversas áreas da sociedade, Karl Marx soube criticar com excelência,o regente inabalável que reina uno e aclamado no século XXI até entre os simpatizantes do sociólogo. A sociedade européia, mãe, campo das primícias capitalistas e das teorias socialistas,abrigou no final do século XIX e início do século XX o florear de inúmeros movimentos de proletariado e de lideranças de cunho socialista, espalhando essa realidade por outros continentes. Os movimentos de ideologia socialista competiram arduamente com o capitalismo durante décadas do século passado.
          Entretanto é importante enfatizar que todos estes movimentos foram apenas produtos que utilizaram parcialmente da matéria prima que se faz nas teorias comunistas e socialistas para ilustrar, fundamentar, compor seu caráter e alterar o sistema capitalista. Desta forma entende-se que criando este novo “produto”, diferente do capitalismo, aparentemente socialista, falsamente adubo,princípio, caminhada para o comunismo através da apologia ao mesmo far-se-ia um mundo melhor...Apologia que cativou inúmeros seguidores jamais autênticos socialistas,comunistas.Portanto torna-se claro,evidente que o socialismo e o comunismo são combustíveis para motivar um mundo melhor alicerçado numa utopia que desencadeia melhorias sociais, todavia o que sempre reinará neste planeta com sua humanidade com suas contradições históricas, infelizmente será o capitalismo, ou mesmo algo oposto as crenças de Marx . Pois, ainda que “acabe” a propriedade privada, o estado, a desigualdade, o consumismo por algum período, considerando este homem, estes, deste século, sabe-se que, ao menos continuaram vítimas da liderança, da alienação, da desigualdade e da perspectiva que se tem de progresso, de prosperidade.
          Conclui-se com tudo isso que sem liderança não há progresso.Sem desigualdade genericamente não existe liberdade. Igualdade autêntica ainda não concretizamos por conseguinte é uma utopia, por tudo isso até então projeta-se cientificista a teoria de Marx,pois foi feliz ao analisar e constatar fatos sócias e deficiências do capitalismo, entretanto infeliz ao propor a “extinção do egoísmo humano”,operário dos burgueses conhecidos por: desigualdade, individualismo, competição,propriedade privada e consumismo.

Nenhum comentário: