sábado, 16 de julho de 2011

P-E-R-D-O-A-R

          Um dos gestos mais difíceis de se compreender na vida. Um deles é o amor. Outro o ódio. E outro um pouco difícil de se conseguir realizar: o perdão.
          Algum dia você já se sentou em algum cômodo de sua casa, ou defronte à uma bela paisagem, ou algum lugar, e começou a refletir sobre o perdão? Você que já enfrentou muitas mágoas, tristezas em sua vida, pode crer que são provações? Pois bem. Podem ser, sim, provações. Você pode estar sendo "testado", "provado" por Deus. Já parou para pensar por que existe inferno? Porque se Deus perdoa todos os nossos pecados não há porquê para existir inferno. Mas aqui faço-te uma pergunta: Por que Deus não perdoa Satanás? Por que Lúcifer ainda fica no inferno? Se Deus perdoa todos os nossos pecados, deveria também perdoar os de Lúcifer, não acha?
          Eu acho que não. Para que você possa entender a minha linguagem, primeiro temos que estudar a palavra perdão. Perdoar. Separemos a palavra em duas sílabas. Temos o prefixo "per", que, do grego, significa "intensamente", "muito", "com intensidade"; e doar, que significa doar. Então temos aí o ato de perdoar, ou, "doar intensamente". É o que Deus faz. Ele doa o seu amor intensamente para nós, pecadores, e também para Lúcifer. O problema é que ele e tantos outros é que não querem receber este amor doado por Deus. Aí entra o inferno. Então, de um jeito ou de outro, não é "Deus tarda mas não falha", somos nós mesmos que nos condenamos ao inferno, não querendo receber o perdão de Deus, ou seja, o Seu amor dado intensamente e initerruptamente a nós, pobres pecadores. Então são puxados para o inferno. O que os salva? O Perdão de Deus, ou seja, o momento em que decidirem receber o amor infinito que Deus está enviando para eles.
          Mas não é somente em relação à Deus que o perdão existe. Podemos doar nosso amor continuamente a quem nos ofende. Podemos perdoar esta pessoa, dar nosso amor, nossas virtudes continuamente à estas pessoas que nos causam o mal. É muito difícil perdoar. O ser humano, então, criou um modo de "perdoar pela metade", que é a desculpa. Por exemplo: eu estou escrevendo este humilde texto à você, leitor, leitora. E posso cometer um erro ao digitar uma palavra, sem querer. Então peço desculpas pelo erro. Mas não foi intencionalmente o meu erro. Daí vem a desculpa. É quando você comete um erro sem intenção de cometê-lo. O perdão é mais profundo, pois nele você tem culpa. Nele você também participa da culpa da briga, da desavença, da ofensa etc. E é mais difícil de se conseguir, mas não impossível.
          A partir do momento que o homem entender o que é perdão, somente haverá amor para ser consumido. E assim viveremos eternamente o amor e o perdão de Deus, nosso Pai.

2 comentários:

Eber disse...

Boa argumentação ! Devemos nos perdoar para poder aceitar Jesus...

Parabéns

Pedro Pereira disse...

Obrigado pelo comentário, Eber.