segunda-feira, 6 de junho de 2011

Superuniversidade em Caxambu e suas consequencias


           Olá leitores! Como muitos já devem saber dia 23 de maio saiu do portal do MEC a notícia que muitos já esperavam, Caxambu sediará uma superuniversidade.
            Mas porque superuniversidade? Esse nome se espalhou pois não virá apenas uma universidade e sim um conjunto! As universidades federais que compõe são de: Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Juiz de Fora (UFJF), Lavras (UFLA), São João del-Rei (UFSJ), Ouro Preto (Ufop) e Viçosa (UFV). Instituições de grande nome da região e do país em busca de um bem comum. O MEC enviará em 2012 aproximadamente 20 milhões de reais para a realização do consorcio, o qual será usado para formação de um corredor cultural que integre as sete comunidades acadêmicas, ações de mobilidade estudantil e laboratórios de pesquisas.
            E é aí que entramos nesta historia, de acordo com secretário de educação superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, Caxambu pode receber um centro de excelência internacional em pesquisa e ser a sede administrativa do consórcio. Isto trará para cá um grande desenvolvimento em termos educacionais e culturais, além do aumento de número de pessoas que passarão temporadas em Caxambu a fim de utilizar o centro de pesquisas para fazer suas pesquisas, pós-graduações e mestrados.
            E nós, caxambuense, só ganhamos com isso: o dinheiro de que virá de fora ficará em Caxambu, através dos comércios que venderão seus produtos e hotéis que hospedarão os visitantes! E para acomodar a todos serão necessários novos empreendimentos; teremos também uma maior retenção dos estudantes daqui, que antes quando chegavam à época da faculdade, faziam suas graduações em outras cidades e o retorno dos caxambuenses para fazerem suas pós-graduações em Caxambu.
            Esse centro de pesquisa abrirá, também, as portas para a vinda de uma universidade, com cursos de graduação, fazendo os estudantes completar seu ciclo de aprendizado em sua própria cidade.
            Isso só fará crescer ainda mais o âmbito de Caxambu em escala nacional e internacional! “É Caxambu acontecendo” como diria o redator da Assessoria de Imprensa.
            Espero ter trago a vocês um pouco mais de informações e opinião sobre o tal acontecimento. O meu próximo post será baseado na enquete que apresentamos para vocês. Aguardem, até mais !

3 comentários:

Gabriel disse...

Muito bom Anderson!!!!

Anônimo disse...

Isso é superlegal!
Eu estava colocando muitas esperanças na universidade, mas me decepcionei, porque inicialmente só oferecerão cursos de pós-graduação e mestrado.
É injusto, sabe?! Porque, aqui em nossa região, mal temos a chance de fazer uma graduação; como vamos fazer uma pós?
Por que eles não começam com graduações?
Se alguém quiser me responder é só enviar um e-mail para: donnaplamego@gmail.com

Anderson Pereira disse...

Bem, meu caro(a), as pós-graduações serão para pessoas de outras cidades mesmo. O que acontece é que este investimento é federal, a prefeitura não tem nada com isso, e eles (estado) que decidiram que será aqui o centro de pesquisa. Agora cabe ao executivo municipal trazer a universidade, porque agora temos uma desculpa e tanto para que aqui haja graduação. Mas temos que agradecer também, discordo com você que mal temos a chance de fazer uma graduação, existem várias universidades federais ÓTIMAS apenas 2~4 horas de nós. Agora é só aguardar 2012, será um ano e tanto para investimentos em Caxambu: Centro de Pesquisa e cidade satélite ... neh não !?