quarta-feira, 8 de junho de 2011

CENA OUVIDA

          Coloquei o meu pensamento naquela cena que não vi, mas ouvi, enquanto estava debruçado debaixo da sombra de uma árvore,   ipê-amarelo para ser mais preciso. Meu pensamento, relembrando aquela cena que não vi, mas com o escutar das palavras de Abelardo pude imaginar o quão belo seria se eu pudesse estar naquela hora para ver o ato de minha amada e me explodir de felicidade e amor, que latejam sem parar sempre que a vejo, tomou formas e viagens. Não consegui dormir debaixo daquela árvore. A paisagem linda, o vento, os raios solares e o mastigar da égua Jóia, minha companheira de viagem, não me deixaram cair ao mundo dos sonhos. Mas foi bom que isso não tenha acontecido. Olhei para o céu, de um azul vivo e tímido, igual aos olhos de Maria. Maria, sempre tímida em seus atos, uma pessoa extremamente de coração puro e bom. Sempre pronta para ajudar. Louvo isso, aliás, não só louvo como amo.
          A hora foi passando e nem me dei conta. Estava tão fixado na cena que ouvi da boca de Abelardo, dizendo da timidez de Maria, que nem me dei conta de que o sol estava se pondo. O céu estava ficando avermelhado e de que amanhã iria ver aqueles olhos me fitando timidamente por alguns segundos, e quando eu olhasse, eles se desviavam para outro canto. Mas logo percebi e fui embora. Não me preocupei em me despertar do pensamento, pois Jóia já sabia o caminho de volta para casa. Aliás, ela, mais do que eu, conhece na ponta da língua cada parte de mata desta estância. Então fomos para casa. Eu estava longe, com o pensamento voando alto como uma águia, mas encantador como um beija-flor. Jóia parou. Eu me assustei, mas logo voltei à tona e vi que estava no curral da estância e que Jóia esperava anciosamente por um pouco de milho para poder ir embora. O frio fazia com eu eu me tremesse todo. Mas logo me reconfortei com o fogão à lenha aceso que vovó deixou com a janta pronta, esperando por um esfomeado maluco que fora para longe para relebrar a cena que não viu, mas ouviu.
        

Nenhum comentário: