sexta-feira, 3 de junho de 2011

O CANTO QUE ENCANTA XVI (SECOS E MOLHADOS)

     "Secos e Molhados" surgiu na década de 1970. A formação inicial er composta por João Ricardo, Fred (bongô) e Antônio Carlos, "Pitoco". Fred e Pitoco, em 1971, decidem seguir carreira solo. João Ricardo, na tentativa de refazer o grupo, conhece Ney Matogrosso, em 1973. Passados alguns meses, Gerson Conrad entra para a banda, formando, assim, a formação clássica de "secos e Molhados".
     Em 1974 a formação clássica termina devido à brigas entre os membros. Todos ingressaram na carreira solo. Ney Matogrosso lançou em 1975 sua primeira obra como solista, "Água do Céu-Passaro". Gerson juntou-se a Zezé Motta e lançou um disco no mesmo ano. João Ricardo também no mesmo ano, lançou "Disco Rosa/Pink Record". Ele também adquiriu os direitos autorais do nome "Secos e Molhados", após brigas na justiça. Após esta formação vieram outras até que em 1999, sozinho, João Ricardo lança "Teatro?".
     As apresentações ousadas, figurinos e maquiagens chamativas fizeram o destque da banda. Canções como "O Vira", "Sangue Latino" e "Rosa de Hiroshima", misturas de danças e canções do folclore portugês, críticas à ditadura militar e poedias de Vinícius de Moraes, Oswald de Andrade, João Apolinário (pai de João Ricardo) entre outros, fê-los tornar um dos maiores fenômenos musicais do Brasil.


                                                                         

2 comentários:

Gabriel disse...

Gosto muito Pedro...Parabéns está Bem Legal...!!!

Pedro Pereira disse...

eu também, gabriel. obrigadoi pelo elogio!