terça-feira, 25 de janeiro de 2011

OS LINGUAJAR DO BRASIR

O tema falado será a expressão "vorta"


  Já ouviu esta expressão? Não? Vorta. Então leia a seguir (isto vale para você, que já ouviu, também).
  Uma expressão simples, antiga, que sempre está presente no dialeto sertanejo, entre os peões, entre fazendeiros e todo o povo interiorano. Aconteceu algo estranho: "vorta!"; Alguém está com comportamento estranho: "vorta"; Alguém morreu: "vorta" e assim por diante.
  "Vorta" possui outro sentido também: o de "voltar" (Exemplo: "Vorta logo em fii!"), ou também pode ser no sentido de "dar uma volta" (Exemplo: "Vamu dá uãs vorta purali").
  E é porque "vorta" tem esta tão grande importância nesta nossa cultura que a cultura não conhece que tomei a liberdade de redijir este texto em sua homenagem:


VORTA

  Joãozinho e Maria se amavam. E começaram a namorar. Um dia, Joãozinho foi até a casa de Maria.
  -Mariinha, ô Mariinha!-gritava Joãozinho eufórico.
  -Qui é, Jão?! Entra meu amor!
  -É qui eu vim aqui pra chamá ocê pra nóis dá uma vorta agora. Vamo?
  - Vorta. Já tá tarde amor. A mamãe vai brigá comigo. Vorta amanhã pra gente irmos.
  -Tá certo, eu vorto.-disse Joãozinho triste.
  -Agora já vou indo, Inté amanhã!
  -Inté!
  No outro dia, a mesma coisa: Maria dizia sempre que estava tarde. Um dia, Joãozinho foi até a casa de Maria, mas a viu num bar com Marquito
  -Vorta! Então é por isso que ocê num sai comigo. Tá me chifrano, muié?!-disse Joãozinho nervoso
  -Vorta Jão. Num é isso, ele é meu...
  -Amante. Tá tudo acabado entre nóis, agora, vo vortá pra casa.
  - Jão, é meu patrão! Vorta.
  E, então, depois de tudo resolvido, os dois vortaram e vortaram vortados para sempre!





Até mais, e não esqueçam, vortem sempre! =)
  

Nenhum comentário: