sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Manipulação

  Olá, meus caros. Novamente reunimo-nos para tratar de um assunto um pouco incômodo: a manipulação, uma palavra forte.
   Essa palavra nos traz uma convicção: o ato de "manipular", que discutiremos hoje, é o ato de "fazer a cabeça" do povo, da sociedade em geral.
  Geralmente, os que mais sofrem com a manipulação direta são as pessoas de baixa renda. Por serem de uma classe social mais baixa, várias pessoas das classes mais altas, obviamente que não são todas, geralmente políticos, tentam se avantajar dessas pessoas pobres, manipulando-as, fazendo promessas que nunca serão cumpridas ou até mesmo por troca de favores. Este é um tipo de manipulação, que, em minha opinião, é o mais desumano, em vista de nosso sistema capitalista, que ajuda e muito para que estas pessoas de classes baixas permaneçam nessas classes. Algumas, com a graça do Pai conseguem sair e se dar bem na vida. Outras, infelizmente, continuarão na classe em que estão, e, com isso, continuarão sendo manipuladas. É claro que não podemos descartar as exceções, raras. Infelizmente é isso que acontece no nosso país, no nosso estado, na nossa cidade, no nosso bairro etc., independente do governo e do governante, pois esta manipulação é incontrolável, sempre terá.
  Um outro tipo de manipulação, que não foge dos moldes citados acima, acontece na imprensa. Devemos tomar o máximo de cuidado quando assistirmos televisão, para não acreditarmos e dizermos: "Ah, passou na televisão, aquele(a) candidato(a) não pode ser eleito!" ou "Ah, foi ele quem matou fulano! Passou hoje no jornal!". Hoje já não podemos acreditar "de cara" no que a televisão nos passa, pois, ela só noticia o que for interessante para ela, o que não a prejudicará. Então, a imprensa não vê o lado da notícia transparente, ela vê o que é melhor para ela e para quem ela defende, e não para nós, que merecemos muito uma notícia limpa, clara e verdadeira. A moda é ditada pelas novelas, se usa somente o que passa nas novelas, e quando esta novela termina, termina também o estilo daquela roupa. Uma cotidiana e verdadeira frase que escuto é a seguinte: "Ah, essa roupa passou na novela, eu vou levar!". Em minha visão isso pode ser interpretado assim: "Ah, eu estou sendo manipulado, quero continuar!". Não podemos deixar que isso aconteça, que a elite dite o que devemos fazer e que a imprensa dite a moda e "faça nossas cabeças" com notícias "pela metade". Não queremos uma "meia verdade", ou é verdade ou é mentira. Pensemos naqueles marginalizados, que não têm moradia própria. Alguns dizem: "Ah, o programa tal ajudou ele, agora ele e a família têm uma casa!". Isso, de fato, é bom, mas, pare, pense e note que a televisão só faz isso porque você assiste, por causa da audiência, por causa do dinheiro.
  Abramos nossa consciência e façamos um exame, reflitamos sobre a notícia divulgada, sobre a política, sobre nossos próximos de classes inferiores que ainda sofrem nas mãos da elite. Infelizmente, esta é a realidade em todo o mundo, e nós não podemos fazer quase nada para ajudar.

Nenhum comentário: