quinta-feira, 5 de maio de 2011

SENSIBILIDADE Z - E - R - O !

   Por Thamyres Ventura


      Ontem, dia quatro de maio de 2011, me propus a mudar. Mudanças habituais e psicológicas. Mas por quê? Assisti a um documentário que fala sobre o consumo de carne e de seus impactos sobre a vida. Este que recebe o nome de "A carne  é fraca".
     A Pecuária tem se expandido e com ela o consumo de carne. Assustador é perceber quem poucos têm a consciência de que este tem se tornado um dos maiores problemas do planeta. Desses problemas, dois são maiores: os ambientais e o tratamento dado aos animais criados para o abate ou aqueles que se tornam verdadeiras máquinas de produção. O primeiro prefiro deixar para um outro momento, venho por meio deste texto fazer um pedido de socorro.
     Animais são maltratados, presos e torturados como meros objetos, que não sentes e que não têm direito à vida. Nascem destinados a morrer, aliás como todos nós, mas morrem como se não tivessem vivido.
     Não entendo por que ignoramos aos fatos e continuamos andando, seguindo em frente com os olhos tapados, ou até bem abertos, mas preparados para não ver. Olhos para não ver e coração para não sentir. Assim, a cada dia que passa, nos tornamos insensíveis aos acontecimentos e acredito que isso acontece porque não fazemos nada para que o direito desses animeis sejam respeitados e, se esses direitos não existem, nós é que devemos fazê-los.
     Se pararmos para pensar  veremos que só conseguimos direitos porque muitos, antes de nós, lutaram e até morreram pela causa. As vozes desse povo foi ouvida a partir do momento em que começaram a questionar as impunidades e as desigualdades da época.
     Animais não falam, pelo menos não a nossa língua, mas sentem e a maior prova disto é que a maioria dos criadores de gado e outros rebanhos, não consomem a carne dos animais que criam. Isto porque, com o tempo, a relação do homem para com o animal se torna afetuosa e estes retribuem com a mesma intensiadade, apenas de maneiras difrentes. Não é justo provocar tanta dor e sofrimento a seres divinos e indefesos. Seres tão bem planejados por Deus quanto nós.
     Quanto a opiniões, cada um tem a sua, e respeito. Sinceramente, desse ponto de vista, não concordo que o consumo de carne seja o principal problema. O problema está em ocultar as crueldades a que estes animais são submetidos. Mas este é só o começo da história.

Um comentário:

Fernando léo disse...

Mesmo não tendo assistido esse documentário varias pessoas deveriam entrar mais com curiosidade nesse assunto para ver como é realmente a coisa ... se vocês meus amigos conseguirem esse documentário entenderam perfeitamente oque a thamyres disse sobre esse assunto...Só nós mudaremos o futuro!

abração